APRUEMA VAI COMPLETAR 36 ANOS DE EXISTÊNCIA E COM BONS SERVIÇOS PRESTADOS

Fundada em 25 de abril de 1980, a Associação dos Professores da Uema (Apruema), a legítima representante da classe docente da Universidade Estadual do Maranhão, completará, no próximo dia 25 de abril, 36 anos de existência e com uma folha de serviços prestados ao seu corpo de associados, que hoje totaliza aproximadamente 700 docentes sócios. Estes, na sua maioria, lotados no campus da Uema de São Luís e que lecionam nos diferentes Centros dessa instituição de ensino superior. Na verdade, são quase quatro décadas desenvolvendo ações, em maior ou menor proporção, em quase todas as áreas de atuação em que ela (Associação) possui convênio e/ou parceria não só aqui na capital como no Continente.

Ao longo desses 36 anos de fundação, a Apruema já teve 11 (onze) presidentes, sendo que o primeiro foi o engenheiro civil e professor do CCT da Uema, Bolbi Miranda do Nascimento, já falecido, aliás, dos onze, o único que já faleceu, mas que merecidamente tem o seu nome marcado para a eternidade no local construído pelo Apruema, denominado espaço “Prof. Bolbi Miranda do Nascimento”. Por coincidência, o atual presidente, que tomou posse agora em janeiro deste ano, é também engenheiro civil e professor do CCT. Trata-se de Ubiraci Silva Nascimento, que tem mandato até dezembro de 2017.

Mas não poderíamos deixar de registrar também os nomes dos outros ilustres presidentes que contribuíram sobremaneira para o crescimento da Associação. São eles: José de Ribamar Bastos da Silva, Francisco Soares da Silva, José Raimundo Araújo Monteiro, João de Deus Silva, Luís Carlos Rêgo Oliveira, Antonio de Pádua Angelim, José Geraldo Bogéa de Góes Fonseca, Iran de Jesus Rodrigues dos Passos e Mivaldo Álvares de Oliveira.

No entanto, podemos assegurar que a entidade, guardada às devidas proporções, teve avanços significativos, com ênfase para a área esportiva e de lazer. E duas necessárias obras são destaque: as construções do estádio Apruemão e do espaço Prof. Bolbi Miranda do Nascimento. Esta última construção abriga a academia de ginástica, que já está em pleno funcionamento, e os alojamentos (apartamentos), também já inaugurados, e que são voltados prioritariamente para os docentes sócios lotados nos demais campus da Uema do Continente. Mas outras ações também merecem destaque. Podemos citar, por exemplo, os vários convênios firmados pela Apruema com supermercados, livrarias, óticas, postos de gasolina, farmácias, entre outros na área de prestação de serviços. Isto sem falar na parceria com os Planos de Saúde da Assefaz e Unihosp, com possibilidade concreta de firmar mais um convênio. Dessa vez com o Plano de Saúde Bradesco.

Outra área que vem melhorando, gradativamente, na nova estrutura da Associação, é a da Comunicação, com a efetivação do Informativo Magister e também com a reformulação do Portal (Site) da entidade, que foi melhorado tanto na parte de conteúdo quanto na visual, inclusive com inserção de matérias no Facebook. Já na área de Relações do Trabalho, a Apruema conta com a assessoria jurídica da entidade Macieira, Nunes e Zagallo & Advogados Associados, que recentemente conseguiu ganhar uma pequena causa sobre a URV e que vai beneficiar os docentes sócios da Apruema. Em relação à tabela salarial, a direção da Apruema informa que já foi encaminhadas para a Segep e está aguardando resposta. Mas, de acordo ainda com a direção da Apruema, o Governo do Estado já informou que só vai abrir canal de negociação no mês de junho. De resto, é só aguardar e torcer para que o melhor possa acontecer e que, efetivamente, venha beneficiar o ansioso corpo de docentes da Associação dos Professores da Universidade Estadual do Maranhão.

Compartilhar.