Assembleia Geral da Apruema aprova nova tabela salarial para os docentes da Uema.

Mais uma importante Assembleia Geral Extraordinária (AGE) promovida pela direção da Associação dos Professores da Uema (Apruema) aconteceu ontem, dia 06 de abril, no auditório do CCSA da Uema. E, mais uma vez, o assunto não poderia ser outro: tabela salarial dos docentes da Uema. Na verdade, a nova diretoria da Apruema vive em permanente estado de mobilização por conta dessa questão (salarial) que, convenhamos, tem incomodado a todos no ambiente acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão.
Ao fazer a abertura da AGE, o presidente da APRUEMA, professor Ubiraci Nascimento, agradeceu, primeiramente, a todos os docentes sócios presentes, e falou do encontro (reunião) que teve com a secretária da SEGEP, Lilian Guimarães, no dia 1º de abril, em que estiveram presentes também pela Associação o vice- presidente Haroldo Bandeira e o diretor de Relações do Trabalho, professor Manoel Salgado.
Por conta dessa reunião, ocorrida na data já citada anteriormente e no gabinete da secretária da SEGEP, com a participação dos membros da Comissão Paritária e com os demais membros do Governo do Estado (SEGEP/SEPLAN), ficou definido e com o martelo batido, como se diz na gíria popular, que o Governo do Estado, no momento, de acordo com secretária Lilian Guimarães, não tem condições de dar nenhum tipo de reajuste para qualquer que seja a categoria de servidor público estadual. No entanto, de acordo ainda com a secretária, as entidades de classe podem e devem encaminhar agora seus pleitos para ser apreciados e analisados minuciosamente pelo Comitê de Política Salarial do Governo, leia-se SEGEP e SEPLAN. Mas, somente no mês de junho deste ano é que vai ser decidido se o governo estadual terá condições orçamentárias e financeiras para atender a essas reivindicações do conjunto de servidores públicos estaduais.
Dessa forma, a direção da APRUEMA convocou todos os docentes sócios, que já estavam avisados previamente na assembleia anterior, para participar de mais uma AGE, no dia 06 de abril, no mesmo auditório, para deliberar sobre esse importante assunto que diz respeito à tabela salarial. Aliás, uma tabela que já tinha sido aprovada anteriormente, precisamente em junho de 2015, e devidamente encaminhada, mas com a constante mudança de secretários nessa pasta (SEGEP), foi, vamos colocar assim, esquecida e engavetada.
Sem perder tempo, a direção da Associação, por meio da diretoria de Relações do Trabalho, fez novamente um reordenamento dos cálculos, dos valores e elaborou uma nova tabela, ou melhor, três tabelas e apresentou nessa AGE. Após várias discussões e intervenções, dessa vez em um clima de mais harmonia e tranquilidade, os docentes sócios, deixaram de lado as tabelas anteriores, e deliberaram e aprovaram a tabela que tem por base (referência) o piso salarial que vai ser pago, neste ano de 2016, aos professores da rede pública estadual (Ensino Médio) que é de R$ 2.775,89 para uma carga horária de 20 horas.
Essa proposta, que é a melhor para o momento, segundo eles (docentes) vai ser encaminhada urgentemente pela direção da APRUEMA à secretária Lilian Guimarães, da SEGEP, conforme acordado na reunião ocorrida no dia 1º de abril em seu gabinete. E mais: na nova tabela, após ser aprovada também pela AGE, pelo menos por enquanto, foi retirada a figura do professor associado, que precisa de uma lei estadual para ser criado esse cargo. E, por essa razão, pode atrasar ainda mais o pleito dos docentes da UEMA. Detalhe: também nessa AGE, foi aprovado o nome do professor aposentado Carlos Saturnino Moreira Filho para integrar a Comissão Paritária. Um fato curioso é que todas as deliberações foram aprovadas por unanimidade, o que nem de longe podemos comparar com a máxima do saudoso escritor Nelson Rodrigues que diz: “toda unanimidade é burra”.

Compartilhar.