Assembleia Geral da Apruema deixa docentes sócios mobilizados e em estado de alerta

Uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Associação dos Professores da Uema (Apruema), a legitima representante da classe docente da Universidade Estadual do Maranhão, realizada no último dia 31 de março, no auditório do CCSA da Uema, deixou mobilizado e em estado de alerta o corpo de docentes sócios dessa entidade de classe.

A AGE da Apruema, que não contou com a participação expressiva do corpo de sócios, mas o suficiente para dar legitimidade às questões discutidas e deliberadas foi dividida em partes. Primeiramente, o presidente da Associação, professor Ubiraci Silva Nascimento, agradeceu à presença de todos e deu alguns informes sobre como pretende comandar os destinos da entidade no biênio 2016/2017. Segundo ele, sempre de forma democrática, transparente e, sobretudo, compartilhada, o que de fato já vem acontecendo.

Na ocasião, discorreu sobre as parcerias que poderão ser firmadas já na sua gestão, como é o caso do Plano de Saúde Bradesco e do Senac-MA, este último na área de Informática. Além disso, fez a apresentação da Prestação de Contas da Associação relativa ao trimestre (Janeiro, Fevereiro e Março/2016). Em outro momento da AGE, o diretor de Comunicação da entidade, professor Reinaldo Silva, por meio de data-show, fez a apresentação do novo Portal (Site) da Associação, oportunidade em que falou das mudanças e melhorias realizadas nesse Site, inclusive informando, ao corpo de docentes sócios, sobre a inclusão da Apruema no Facebook.

Coube à professora Silvana Meneses, diretora social da Apruema, informar sobre os alojamentos (apartamentos) que, aliás, já estão disponíveis para ser alugados ao corpo de professores associados, com prioridade para os docentes do Continente. Os valores estão pra lá de acessíveis: R$ 25,00 (diária). Mais à frente, a diretora Silvana informou também que as atividades da academia de ginástica, neste primeiro momento, sobre a modalidade Pilates, terão início já no próximo dia 04 de abril. A avaliação postural, que é obrigatória e realizada uma vez por ano, já foi concluída pela fisioterapeuta responsável pelas aulas, e os valores definidos da seguinte forma: R$ 130,00 (cento e trinta reais) para docentes sócios e seus dependentes, com aulas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), das 16 às 20 horas.

O diretor de Relações do Trabalho e o assessor jurídico da Apruema, respectivamente, Manoel Salgado e Arnaldo Vieira, trataram das questões judiciais que tramitam na justiça, com destaque para o reajuste de 1,11% (URV) que será implantado no contracheque dos docentes sócios (professores da Ativa e Aposentados) no mês de maio, sendo que o restante da ação (10,87%) vai ser cobrado posteriormente em outro momento.

Por fim, foi abordado o tema principal da pauta que é a tabela salarial dos docentes da Uema. Sobre esse assunto, o presidente da Apruema, professor Ubiraci Nascimento, bem ao seu estilo, fez questão de esclarecer que de concreto ainda não existe nada, e, também, que a Apruema ainda não foi recebida pela secretária de Estado de Gestão e Previdência, Lilian Gonçalves Guimarães. Mas acrescentou ainda que uma reunião foi agendada para o dia 1º de abril. No entanto, após várias discussões e intervenções de docentes sócios presentes na AGE ficou estabelecido que no próximo dia 07 de abril será realizada, nesse mesmo auditório, uma nova Assembleia Geral Extraordinária para tratar exclusivamente desse assunto(tabela salarial), independente do que possa acontecer na audiência da Uema/Apruema com a secretária da pasta. Agora, causou perplexidade, se é que podemos colocar assim, entre a maioria do corpo de docentes sócios presentes nessa AGE, a forma nada amistosa em que foi apresentado o novo Sindicato da Uema pelo também docente João Coelho. Mas, sobre a sua estridente fala, não cabe comentário.

Em tempo: hoje, 1º de abril, a Comissão de Negociação Permanente (Apruema e Uema) foi recebida pela Secretária da Segep. Não se sabe ainda o teor da conversa sobre a tabela salarial, mas o presidente Ubiraci Nascimento, presente nessa reunião, mandou antecipar a Assembleia Geral Extraordinária que estava marcada para o dia 07 de abril (quinta-feira) para quarta-feira, dia 06 de abril, no mesmo auditório.

Compartilhar.