Academia de ginástica da Apruema será inaugurada na primeira semana de abril

Agora é pra valer! No dia 04 de abril deste ano será inaugurada oficialmente a academia de ginástica da Associação dos Professores da Uema (Apruema). Pelo menos é o que ficou definido na reunião ocorrida, no último dia 04 de março, em sua sede administrativa, com as presenças dos diretores Manoel Salgado (Relações do Trabalho), Silvana Meneses (Social), Reinaldo Silva (Comunicação), Ribamar Carvalinho (Aposentados), José Pestana (Tesoureiro), Hamilton Santos, Sandra Passinho e Douglas Ribeiro (Conselho Fiscal), e da instrutora Albenisa da Silva Petrus, fisioterapeuta que vai ministrar as aulas de Pilates.

A título de informação, a instrutora Albenisa Petrus é fisioterapeuta da Clínica Físio (Centro de Reabilitação), localizada no bairro do Renascença, e possui registro profissional no Conselho Regional de Fisioterapia (número 94175-F). De acordo com a professora Aldenisa, o Pilates, que foi criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, é um método de condicionamento físico que desenvolve flexibilidade, força, resistência muscular, concentração, coordenação motora, correção postural, controle da respiração e equilíbrio. Segundo ela, através de seus exercícios, trabalha-se o corpo como um todo, tendo como objetivo a correção postural e o realinhamento da musculatura, desenvolvendo assim a estabilidade corporal necessária para a vida mais saudável e longeva.

De acordo ainda com a professora Aldenisa, o Pilates é indicado tanto para pessoas que já tem um bom condicionamento físico, como também para aquelas que pretendem iniciar uma atividade física. Isto sem falar na sua indicação para gestantes e idosos. Ela assegura ainda que o método tem sido muito utilizado na reabilitação das disfunções causadas por doenças como hérnias de disco, escolioses, dores na coluna vertebral, ombros, joelhos, tornozelos, artroses, doenças neurológicas, fibromialgia, entre outras.

Vale lembrar que já têm 18 alunos (docentes sócios) inscritos para as aulas de Pilates que, neste primeiro momento, serão ministradas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), das 16 às 20 horas. Por questão de segurança, o encerramento das aulas acontecerá no mesmo horário do encerramento do futebol society no estádio Apruemão, que é também às 20 horas. A instrutora Aldenisa Petrus, presente nessa reunião da Apruema, disse que as aulas acontecerão no máximo com 04 (quatro) alunos por turma para que sejam alcançados resultados melhores e mais satisfatórios. Nessa mesma reunião, ficou definida que a mensalidade a ser cobrada do professor associado é de R$ 130,00 (cento e trinta reais), com débito a ser descontado na conta corrente. E a avaliação postural no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) por pessoa, que é obrigatória e uma vez por ano, será paga pela Apruema. Detalhe: o professor associado para iniciar as atividades de Pilates terá que passar primeiro por uma avaliação médica para saber realmente se está apto ou não para realizar essa importante atividade.

Compartilhar.