Diretoria da Apruema reúne e define por Assembleia Geral Extraordinária

No último dia 22 de fevereiro, na sede administrativa da Associação dos Professores da Uema (Apruema), aconteceu uma importante reunião, aliás, a primeira da nova diretoria, agora sob o comando do professor Ubiraci Silva Nascimento. Entre os assuntos tratados e após várias discussões, ficou determinado e aprovado, pelos diretores da entidade presentes, por unanimidade, que uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será realizada no dia 31 de março deste ano com pauta única: tabela salarial dos docentes da Uema.
Esse polêmico assunto (tabela salarial) vem se arrastando desde o ano passado e, até o momento, não houve uma resposta concreta para a direção da Apruema, por parte do Governo do Estado, se a tabela vai ser implantada ou não no próximo mês de março deste ano. Na verdade, de concreto não tem nada, tudo está no campo das especulações, o que tem causado apreensão e incertezas no meio acadêmico da Uema. Assim, nessa reunião, a direção da Apruema decidiu expedir ofício tanto para direção superior da Universidade quanto para a Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep) solicitando uma posição oficial e definitiva sobre o pleito dos docentes da Universidade para que todos tomem conhecimento e deliberem na AGE do dia 31 de março.
Nessa mesma reunião, a diretoria da Associação indicou o nome de três diretores que, a partir de agora, vão integrar uma Comissão de Negociação Permanente e, dependendo da resposta sobre o pleito e, claro, se houver necessidade, acompanhar de perto todo o desfecho dessa questão salarial que tem afetado a todos os docentes da Uema. Foram indicados os seguintes professores: Haroldo Bandeira (vice-presidente), Manoel Salgado (diretor de Relações do Trabalho) e Silvana Meneses (Diretora Social). Dois outros professores associados serão escolhidos na AGE do dia 31 de março.
Na concorrida reunião da Apruema, como há muito tempo não se via, pois contou com a presença de quase todos os diretores não só do Conselho de Administração como do Conselho Fiscal da Apruema, o professor Reinaldo Silva, diretor de Comunicação da entidade, aproveitou para fazer uma rápida explanação do formato da nova página (Portal) da Associação, que será apresentada oficialmente na AGE do dia 31 de março. Ficou definido também que, tão logo os professores retornem das férias, que será dia 29 de fevereiro, acontecerá uma reunião de diretoria para definir o início das atividades da academia de ginástica, que já têm inscritos 27 professores associados, sendo 11 para a dança zumba, e 16 para as aulas de pilates. A nova diretoria da Associação definiu também que a cada trimestre será realizada uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) para informar sobre todas as ações que estão sendo desenvolvidas pela entidade. Em tempo: durante a reunião surgiu uma notícia de que está sendo criado o Sindicato dos Professores da Uema. Não se sabe ainda por quem e com que finalidade, mas esse é um assunto para análise da Assessoria Jurídica da Apruema. Afinal, é um direito de todos se manifestarem livremente em um regime plural e democrático, como é o caso do meio acadêmico da Universidade Estadual do Maranhão.

Compartilhar.