Diretoria da Apruema reúne presencialmente em sua sede administrativa e define por realizar sorteio entre os professores associados

A Associação dos Professores da Uema (Apruema) esteve reunida no último dia 1º de dezembro, dessa vez presencialmente, em sua sede administrativa e social, com a participação do presidente da entidade, professor Mivaldo Oliveira, dos diretores Manoel Salgado (Relação do Trabalho), Sandra Passinho (Social), Reinaldo Silva (Comunicação), Gervásio Azevedo (Aposentados), e com a presença ainda de  Meirylene Santos, secretária geral da Associação e responsável  por fazer a ata das reuniões.

Na oportunidade foram tratados importantes assuntos que vão nortear e definir as ações da Apruema já para este final de ano e também para o primeiro semestre do ano de 2021, levando ainda em consideração que a pandemia do Coronavírus (Covid-19) ainda não terminou e, o que é pior, continua ceifando vidas não só aqui no nosso estado, mas, também, no Brasil e no mundo inteiro. Então, é um recomeço pra esse novo normal, mas tudo de conformidade com que determina os protocolos sanitários dos governos estadual e municipal.

Assim, na pauta dessa reunião foram tratadas questões de natureza administrativa e técnica, que começam a ser implementadas já partir deste mês de dezembro, como a volta presencial dos funcionários e prestadores de serviços da Apruema, no sistema de revezamento por turno, da conclusão das obras que já foram iniciadas no prédio antigo (localizado em frente ao Apruemão e à Área de Vivência), da participação da Associação no Conselho Universitário do Estado, que, por determinação do próprio poder executivo estadual, oficialmente e legalmente é a Apruema quem pode representar tanto a  Uema quanto a UemaSul em assuntos do gênero e que dizem respeito aos docentes dessas duas universidades.

Como parte ainda da pauta, foi criada uma comissão que vai acompanhar mais de perto, junto com a assessoria jurídica da Associação, todos os processos trabalhistas da Apruema que dizem respeito aos professores associados. Nesse sentido, vai ser agendada, até a primeira quinzena deste mês de dezembro, uma reunião com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (Sintsep), parceiro da Apruema em alguns processos trabalhistas, no sentido de esclarecer melhor, para os docentes sócios, sobre o andamento de todas essas questões trabalhistas que estão em tramitação na Justiça do Trabalho.

Outro importante assunto tratado e muito elogiado por todos diz respeito à criação em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), do programa denominado Apruema Solidariedade, em que uma equipe de profissionais formada por médicos, assistentes sociais e enfermeiros do Centro Social e Médico da Uema vão realizar visitas aos professores associados (Aposentados e da Ativa) para diagnosticar a situação de cada um desses docentes, tanto no aspecto da saúde, como no físico e psicológico e até financeiro. Posteriormente, essa equipe de profissionais vai apresentar um diagnóstico completo da situação de cada professor e encaminhar às direções da Uema e Apruema para possíveis providências.

Por fim, mais dois assuntos considerados de suma importância foram abordados nessa proveitosa reunião. O primeiro diz respeito a um convênio que deverá ser firmado entre a Apruema e a empresa Cooper Card (todas as informações disponíveis no site da Associação), uma entidade fundada no ano de 2003 em Maringá-PR e que atua nas áreas de alimentação, refeição, supermercados, farmácias, postos de gasolina, estabelecimentos comerciais e bancários, entre outros, totalizando 64 mil clientes em todo o Brasil. No entanto, apesar da credibilidade dessa empresa, a parceria só será sacramentada após uma minuciosa análise sobre aspectos administrativos e contratuais e suas implicações jurídicas, que, aliás, já está sendo feita pela assessoria jurídica da Apruema.

O último e importante assunto foi sobre um sorteio que será realizado, somente entre professores associados, agora no mês de dezembro pela direção da Apruema (com data ainda a ser definida), mas já foi aprovado pelo corpo diretor da entidade. O inédito sorteio vai substituir a Confraternização Natalina, que este ano não vai poder ser realizada, por conta da pandemia do Coronavírus (Covi-19), e irá beneficiar 350 docentes sócios dos 700 professores filiados à entidade. O valor, também definido nessa reunião, foi de R$ 200,00 (duzentos reais) para cada professor que tiver seu nome sorteado no dia da realização do evento, sendo depositado em sua conta corrente. Depois desse belo gesto de solidariedade humana da direção da Apruema, o docente sócio tem só que esperar e torcer para ser um dos felizardos nessa data que promete ser marcante para todos, em especial para a direção da Associação dos Professores da Uema.

Compartilhar.