Apruema comemora Dia do Professor com homenagem a docentes sócios e em clima de muita animação

Um dia memorável e que superou as expectativas, é como podemos definir a Festa do Professor, realizada no último dia 14 de outubro, em clima de muita animação, no mais novo espaço inaugurado pela direção da Associação dos Professores da Uema (Apruema), que é a sua Área de Vivência e leva o nome merecidamente do professor Demerval Dias Ramos (In Memorian).

A título de informação, o professor Demerval Ramos foi docente do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Uema, Tesoureiro da Associação e Presidente da Comissão Eleitoral da Apruema em vários pleitos realizados aqui no Campus da Uema de São Luís. Além disso, foi ele (Demerval) que fez toda a medição topográfica desse espaço (Área de Vivência) que foi inaugurado, na data alusiva ao professor, e que contou com um número significativo de docentes sócios da Apruema.

Por essa razão, a direção da Apruema prestou uma justa homenagem a esse professor associado e entregou à sua família, presente ao evento, uma medalha de Honra ao Mérito e uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados tanto no exercício da docência superior na Uema, mas, sobretudo, como professor colaborador da Associação por vários anos, nos mais diferentes pleitos eleitorais realizados pela entidade.

Como o Dia do Professor é uma data festiva para a classe docente e já integra o calendário oficial de eventos da Apruema, este ano não poderia ser diferente. E não foi mesmo. A direção da Associação preparou uma programação toda especial para comemorar o evento, em que as manifestações esportivas e culturais deram o tom da festa nesse dia marcante que vai permanecer por muito tempo na memória de todos.

Assim, na primeira parte do evento, foi realizada uma partida de futebol society entre docentes sócios e alguns convidados, em que a equipe Laranja venceu a Azul pelo placar de 4 a 3. Logo em seguida foram feitas duas belíssimas apresentações, a do Coral da Unabi da Uema, sob o comando da professora Efigênia Magada Moura, do CECEN da Uema, e uma do Projeto Capoeira na Terceira Idade da Apruema, sob a batuta do professor e entusiasta João José Mendes, do CCA da Uema. No entanto, a expectativa maior ficou por conta da homenagem que é prestada anualmente a docentes sócios pela Associação e que leva o nome do professor Bolbi Miranda do Nascimento, já falecido, mas que foi o primeiro presidente da Apruema.

Este ano, ao todo foram homenageados 06 (seis) docentes sócios pela direção da Apruema, sendo dois indicados por essa entidade e os quatro pelas direções dos Centros da Uema. Foram eles: Tadeu Serra, pelo CCT; Zafira Almeida, pelo CECEN (Representada pela professora Fabíola Santana); Adélia Wakim, do Centro da Uema de São Bento, mas indicada pela Apruema; Francisco Nóbrega, pelo CCA; Airton Cunha, pelo CCSA; e Ilka Serra, do UemaNet, também indicada pela Apruema.

O ambiente estava tão festivo na Área de Vivência da Apruema que sobrou tempo ainda para um divertido sorteio de brindes aos professores presentes, sob a coordenação da professora Sandra Passinho, diretora Social da Associação. Ao final da festa alusiva ao Dia do Professor, destaque maior para a parte musical do evento, comandada pela frenética dupla de professores Jorge Passinho e Ubiraci Nascimento, com a participação ainda de cantores maranhenses como Aziz Júnior, Tiago Máci e Beto Enougue, que tiveram o acompanhamento da banda D Pressão, composta pelos músicos Danielton (baixo), Davi Aranha (bateria) e Maninho (guitarra e arranjos).

Presentes ao evento o presidente da Apruema, professor Mivaldo Oliveira, o vice-presidente Cristovam Filho, além dos diretores Jorge Heleno Baldez, Ubiraci Nascimento, Sandra Passinho, Reinaldo Silva e Manoel Salgado, entre outros membros do Conselho Fiscal da entidade. Registrem-se ainda as presenças do vice-reitor da Uema, professor Walter Canales de Sant’Ana, representando neste ato o magnífico reitor Gustavo Costa, além de alguns pró-reitores, diretores de Centros e de Cursos, entre outros docentes da Uema e sócios da Apruema.

 

 

Compartilhar.