Projeto Capoeira na Melhor Idade

A APRUEMA está inovando ao colocar à disposição dos seus membros o projeto “Capoeira na Melhor Idade” que já está em atividade desde o dia 09 de julho de 2018. E no dia 19 de julho de 2018 foi realizada uma apresentação ao vivo na academia de pilates que agora divide o espaço com a capoeira. O evento contou com a presença do professor Dr. Reinaldo de Jesus Silva, Diretor de Comunicação e convidados.

O projeto foi idealizado pelo professor Dr. João José Mendes Silva (Mestre de Capoeira) do CCA, e tendo como seu colaborador na ministração das aulas, o Sr. José Raimundo de Jesus Leles da Silva (Mestre de Capoeira). O referido projeto foi apresentado ao Sr. Mivaldo Álvares de Oliveira presidente da APRUEMA e a Sra. Sandra Regina de Oliveira Passinho diretora social, e posteriormente aprovado pela diretoria da APRUEMA.

Esse projeto é para fortalecer a atividade físicados membros associados ativos e incentivar os aposentados à prática da capoeira adaptada às capacidades funcionais de cada pessoa, visando a importância do aspecto lúdico e cognitivo nessa faixa etária.

A capoeira, arte-luta brasileira praticada atualmente em mais de 150 países, conta com um grande número de praticantes, dentre os quais uma parcela significativa na terceira idade, principalmente os próprios mestres. Em 2009 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Nos últimos anos a capoeira vem passando por um processo de expansão, e sua prática está sendo desenvolvida em diversas instituições da sociedade, como escolas, clubes, projetos sociais e universidades.

A capoeira compreende uma ampla gama de significados, aspectos psicomotores e socioculturais, tais como, arte, folclore, musicalidade, luta, dança, expressão cultural e esporte. Como exercício físico, é considerado um dos mais completos, por trazer benefícios aos seus praticantes, nos sistemas muscular, cardiovascular, respiratório, coordenação e flexibilidade.

Cabe ressaltar que a atividade de capoeira direcionada ao idoso respeita sua individualidade, limitação e ritmo próprio. A possibilidade de adaptação e utilização da capoeira como exercício físico para idosos se deve à sua natureza eclética com características motoras, lúdicas e cognitivas, permitindo integrar os domínios da aprendizagem do ser humano.

É necessária a valorização do idoso, o que deve ser realizado por meio de uma nova interpretação da velhice. Neste intuito, a APRUEMA disponibiliza aos seus membros o emprego de práticada capoeira voltada para a melhoria da qualidade de vida deste grupo social. E assim, alcançar uma inclusão maior de participantes nessa atividade esportiva e educativa.

Compartilhar.