2

Mais um passo  foi dado pela Associação dos Professores da UEMA (APRUEMA) na defesa da Tabela de Recomposição Salarial dos Integrantes do Grupo Educação, Subgrupo Magistério Superior, a que pertencem os Docentes da UEMA e UEMASUL.

Terça-feira,  dia 20 de Junho, o Presidente da APRUEMA, Professor Iran dos Passos, o Vice-Presidente Cristovam Filho, e os professores-diretores Manoel Salgado e Ilmar Polary, foram recebidos em audiência pelo Deputado Estadual Carlos Lula (PSB), Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão.

No encontro, muito receptivo e descontraído, o Presidente Iran dos Passos fez um  relato das ações desenvolvidas pela APRUEMA, como legítima representante da classe docente da UEMA e UEMASUL, ao Deputado Estadual Carlos Lula, ocasião em que o parlamentar demonstrou preocupação com a situação em que se encontram, hoje, os docentes da principal universidade pública do Estado Maranhão, que é a UEMA, no que diz respeito à questão salarial.

Na oportunidade, o dirigente maior da Associação enumerou as etapas da sua peregrinação junto aos órgãos do Poder Executivo Estadual (SEMAG, SEGEP e CASA CIVIL) até chegar ao Poder Legislativo. Nesse caso, no Gabinete do Deputado Estadual Carlos Lula, que, como já se disse, é o Presidente da CCJ da Assembleia, fórum onde tramitam e são analisadas todas as demandas encaminhadas pelos Poderes Executivo e Judiciário.

Em todas as etapas do percurso feito pelos diretores da APRUEMA, a Proposta Salarial dos Docentes da UEMA e UEMASUL foi entregue ao secretário de cada pasta para análise e o devido encaminhamento. Não foi diferente com o Deputado Estadual Carlos Lula. Apesar desse documento (Proposta Salarial) já está tramitando em todas as Secretarias do Poder Executivo Estadual, envolvidas com demandas salariais, o Presidente Iran dos Passos fez questão de entregar, também, uma cópia da Proposta ao Presidente da CCJ da Assembleia do Maranhão.

O Deputado Carlos Lula disse que já tinha conhecimento da Proposta Salarial da UEMA e UEMASUL, mas, em uma análise rápida que fez da atual situação, foi enfático: “Me assustei com os salários pagos, hoje, aos professores da Universidade Estadual do Maranhão, que são inferiores aos dos professores do Ensino Médio”. E até sugeriu: “Do jeito que está é melhor ser professor da rede pública estadual”, comentou.

Ao final, disse que está sensibilizado com a causa da UEMA e UEMASUL e prometeu mediar junto ao Poder Executivo, ou seja, junto ao Governo do Estado, sobre o assunto em questão.

Nessa mesma linha de raciocínio, o Presidente Iran dos Passos foi categórico em afirmar: “Sem demérito algum aos professores do Ensino Médio, mas nós, do Ensino Superior, é que formamos esses professores que estão no mercado, hoje dando aulas nas redes públicas estadual e municipais. Portanto, é um contrassenso, uma injustiça, nós, da UEMA e UEMASUL, que temos como especificidades próprias o Ensino, a Pesquisa e Extensão, termos uma remuneração inferior a deles”.

Já na quarta-feira, dia 21 de junho, os diretores da APRUEMA, Iran dos Passos (Presidente) e Cristovam Filho (Vice-Presidente)  foram, em audiência,  recebidos pelo Deputado Rafael Leitoa (PSB), Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na oportunidade, também foi apresentada ao parlamentar a Proposta de Recomposição Salarial dos Integrantes do Grupo Educação, Subgrupo Magistério Superior entregue ao Governo do Estado, estando tramitando nas secretarias responsáveis pelo exame de demandas salariais.

Rafael Leitoa concordou que a Proposta é justa. Considerou, também, a necessidade da recomposição salarial dos docentes da UEMA e da UEMASUL

plugins premium WordPress